domingo, 28 de janeiro de 2018

RELACIONAMENTO ABUSIVO COMO IDENTIFICAR E PULAR FORA DESSA!

Olá leitores do blog, tudo joia? Como está o mundo love de vocês? Espero que vocês estejam felizes com seus "crushs". 
Hoje resolvi compartilhar com vocês um assunto que faz a nossa tolerância ser sempre menos zero que é o relacionamento doentio, nocivo ou abusivo. Apesar de ser mais detectado com relação às mulheres, essa situação também ocorre com os homens.
Todo mundo no fundo, sonha em encontrar o príncipe encantado ou a deusa da sua vida, mas fala sério, é preciso ter cuidado para não cair numa cilada. Estar com alguém que nos faz mal traz inúmeros problemas psíquicos e sociais e nessa hora vale a máxima que antes de amar alguém, precisamos nos amar mais sempre.
Um relacionamento abusivo é aquele no qual uma das pessoas exerce controle sobre a outra em benefício próprio, ou seja, um dos parceiros quer controlar geral a vida do outro, “É quando não existe igualdade de poder entre os dois, e isso não se aplica somente a relacionamentos amorosos, pode acontecer no campo familiar e das amizades”, explica Lígia Baruch, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC – SP. Segundo ela, para uma relação ser considerada abusiva é preciso existir um empobrecimento na vida de uma das pessoas, a tal ponto dela perder a personalidade, afastar-se dos amigos e sempre justificar o comportamento do outro para si mesma e para os outros". Muito punk mesmo!
O complicado da coisa toda é que a vítima desse tipo de relacionamento quase nunca enxerga a verdade e tem medo de cair fora do relacionamento, principalmente por achar que "o fulano ou a fulana" vai mudar. A pessoa quando está nessa situação precisa de ajuda e muita força de vontade.

Essas perguntas podem ajudar a identificar quando estamos dentro de um relacionamento abusivo:

1 - Esse relacionamento tem mais momentos felizes ou tristes? 
2 - Você sente que doa muito mais do que recebe? 
3 - É comum o sentimento de culpa? 

Como já sabemos não é fácil admitir que se está num relacionamento errado, mas existem alguns indícios:
Confira cinco sinais de que seu parceiro/parceira pode estar sendo abusivo:
Ciúmes
Quando o parceiro/parceira tem ciumes da sua família, amigos e colegas de trabalho, fé bom abrir os olhos. Se tenta isolar você de qualquer um desses grupos ou acusa, sem razão, de traição ou de flertar com outras pessoas. Se pergunta onde você estava e com quem estava de uma maneira acusadora, tipo, toda vez que você sai é bom se ligar.
Chantagem
Uma pessoa abusiva demanda ser o centro das atenções. É comum ouvir: “mas você vai ver sua mãe e me deixar aqui sozinho?”, ou, você prefere ir ver os seus amigos a ficar comigo, são alguns exemplos.
Superioridade
A pessoa abusiva está sempre certa. Se for preciso, vai xingar para sair por cima da conversa. Seu objetivo é fazer com que você se sinta sem forças, de modo que você não queira deixa-lo, pois “precisa” dele, a pessoa se coloca numa situação de tudo de bom, entende?
Promessas
Uma pessoa abusiva vai pedir desculpas e prometer mudar, oferecer uma nova vida, que tudo vai ser diferente, que isso nunca mais vai acontecer, porém a situação se repete muito. 
Punição
Uma pessoa abusiva emocionalmente pode privar você de sexo, de intimidade emocional, ou joga um jogo silencioso como punição quando não consegue as coisas do seu jeito. Daí podem vir as torturas psicológicas e muitas vezes físicas.
Não tenha medo, nem vergonha, procure ajuda para sair dessa situação. Converse com alguém da sua confiança e o melhor procure a ajuda de um psicologo, ele é o profissional indicado para ajudar você. Gente, o mundo é gigantesco, a vida é muita curta para ser pequena. Percebeu alguma coisa errada com o seu relacionamento, seja com quem for, caia fora, afinal você é a pessoa mais importante da sua vida.
Até o próximo artigo...

Nenhum comentário: