quinta-feira, 23 de março de 2017

JÁ DIZIA O VELHO DITADO: A CARNE É FRACA

Olá leitores do blog, tudo joinha? Espero que muito. Resolvi escrever sobre a polêmica da vez que é a Operação Carne Fraca da Polícia Federal que investiga sobre a adulteração de carne comercializada no Brasil e exterior.

Vamos entender o que aconteceu. Essa MEGA OPERAÇÃO organizada pela Polícia Federal desmascarou um esquema mantido por grandes empresas de carne para vender produtos adulterados e fora do prazo de validade. Quando falamos em carne, falamos de carne bovina, de frango, de porco e seus derivados como presunto, salsicha, hambúrguer, mortadela e outros.


Revelou uma extensa rede de corrupção aonde participavam empresários e dezenas de inspetores do governo criada para garantir a comercialização de carnes adulteradas e com a data de validade vencida. A investigação implicou mais de 30 empresas, entre elas as gigantes JBS e BRF donas das maiores marcas no Brasil como Friboi, Sadia Perdigão. As duas figuram entre as maiores exportadoras mundiais de carne. Confira a lista das 22 empresas investigadas pela Polícia Federal: BRF(Sadia, Perdigão e Chester); JBS (Friboi, Seara, Big Frango, Swift e Maturatta); Grupo Peccin; Frigorífico Souza Ramos;Frigorífico Larissa; Mastercarnes (PR); Dagranja Agroindustrial Ltda; Frango a gosto; Fratelli comércio de Massas e Frios; Frigobeto Frigoríficos; Frigomax; Frigorífico 3D; Frigorífico Argus; Frigorífico Oregon; Frigorífico Rainha da Paz; Novilho Nobre; Primor Beef; Smartmeal; Unifrangos Agroindustrial;Central de Carnes Paranaense;Fábrica de Farinha de Carne Castro Ltda; e Unidos Comércio de Alimentos Ltda.

É meus amigos, a galera adulterava a data de validade dos produtos comercializados. Para mascarar a aparência e o cheiro ruim (podrão) da carne vencida, eram usados produtos químicos  – o ácido ascórbico (ou vitamina C) e o ácido sórbico (ambos são ingeridos regularmente em dietas normais, mas podem causar problemas de saúde em quantidades exageradas). Tem mais, as empresas também injetavam água nas peças, para aumentar o peso dos produtos, e acrescentavam papelão no preparo de embutidos. As carnes chegavam aos supermercados  graças ao pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura, que "fechavam os olhos" na hora da vigilância. Nem sempre a propina envolvia dinheiro, mais alguns "bônus" como caixas de carnes, frangos e botas foram dadas como forma de pagamento pelo "olhar cego" das autoridades.

A minha pergunta é simples: QUEM GARANTE QUE NINGUÉM ADOECEU OU MORREU EM VIRTUDE DE INGERIR CARNE ADULTERADA?
Porque será que esse esquema nojento só foi revelado agora? Vocês acreditam que isso é novo, eu não.

Lamento profundamente pelas famílias que ficarão desempregadas devido a interdição de algumas empresas, mas não podemos aceitar e não fazer nada sobre a possibilidade de estarmos ingerindo carne podre. As autoridades não podem se calar diante do desrespeito com o consumidor, de fraudes e corrupção
Me pergunto muito o que ainda vamos ver, ou melhor, vamos conhecer, porque esses esquemas de fazer o povo brasileiro de "otário" já é velho conhecido nosso, porém fazer graça com o mercado exterior que importa as nossa "belas carnes" é mais 500 dólares (põe bem mais milhões nisso). China, EUA, Chile e outros, cancelaram os contratos de importação até que tudo fique esclarecido. Justo não?

O negócio é ficar de olhos bem abertos e fiscalizar o que comemos, o que pagamos, o que vestimos e o que "a turma de Brasília" tá fazendo. Uma nação só é forte, se seu povo for esclarecido, caso contrário...Era uma vez um país chamado Brasil.

Nenhum comentário: